Um doce de negócio
O cheiro doce ao dobrar a esquina parece trazer todas as lembranças boas que carregamos no coração: é a memória do bolo preparado pela avó saindo quentinho do forno, o gosto da fruta preferida envolta em cristais de açúcar, a lembrança de quando descobrimos que a combinação perfeita consistia em uma fatia de goiabada em cima de um pedaço de queijo.
Em Minas Gerais, recordações assim se transformam em compotas, quitutes, doces e queijos artesanais, e as mineiras Laura Cota e Mazé Lima sabem muito bem disso. O estado, que já foi tema de música, poesia e filmes, traz na sua cultura gastronômica e na sabedoria de um povo inspirações para belas histórias de amor com muito sabor.
Com nome e sobrenome
Laura é de Belo Horizonte, proprietária da De-Lá, uma lojinha que encanta não só no olhar, mas também no provar. Na De-Lá, todos os produtos são artesanais, feitos com muito cuidado e carinho por famílias e produtores rurais de várias regiões do Brasil. Cada um com a sua peculiaridade, os produtos trazem para a De-Lá a sensibilidade e o conhecimento de quem faz, refletidos diretamente no sabor dos doces, biscoitos e queijos oferecidos aos clientes.
Fair Trade
Seguindo as boas práticas do Comércio Justo e Solidário (Fair Trade), a De-Lá compra dos pequenos e revende, sempre respeitando a origem do produto e o trabalho de quem está por trás do rótulo. Nada é vendido sem antes conhecer a sua origem e tradição, garantindo a sua procedência e qualidade. Assim, além de gerar novos negócios para o produtor, Laura dá vazão aos produtos sem perder a deliciosa essência de cada um deles.
Quem frequenta a De-Lá é conquistado não só pelo carisma da Laura e seus funcionários, ou pelos ingredientes secretos das receitas tradicionais, mas também pelo carinho, sentido no preparo de quem sabe o que faz, e faz bem.
Boas práticas nos serviços de alimentação
Aqui a gente trabalha com produtos que não têm marca, há pessoas por trás deles, com nome e sobrenome.Laura Cota, da De-Lá
Um caminho açucarado
A Maria José, a Mazé, nasceu na cidade interiorana de Carmópolis, de acordo com ela, “a melhor cidade do mundo para se viver”. Se é ou não é a melhor não sabemos, mas que tem uma das melhores doceiras de Minas Gerais, disso nós temos certeza.
Mazé era faxineira em um banco e, após ser demitida, precisou se reinventar. Para seguir em frente, resgatou as tradicionais receitas de família e apostou no seu talento para fazer doces. Com um pouco de açúcar ali, aquele carinho no preparo e um cuidado todo especial na apresentação, nasceu a Mazé Doces Artesanais.
O sucesso
No caminho do sucesso, um prêmio de reconhecimento entregue pelo Sebrae, muitos aprendizados, benefícios para a sua cidade e clientes mais que satisfeitos. Hoje, a Mazé Doces Artesanais é um sonho realizado que faz do seu famoso figo com nozes o carro-chefe da casa e da sua simpatia e vocação a receita para a fidelização dos clientes.
Eu trouxe meu marido, eu trouxe minha filha, todos para trabalhar. Eu tinha uma dívida para pagar, dois filhos para sustentar e um sonho para realizar.Mazé, da Mazé Doces Artesanais
assista a história completa
Veja outras histórias em historias.clientesebrae.com.br
Sua história de sucesso começa agora.
Aproveite nossos cursos, e-books, artigos e outros conteúdos com a qualidade de quem incentiva seu sonho e apoia seu negócio. Desenvolva sua ideia e invista na sua própria empresa.
Veja o que temos para você